Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Geografia

Regiões de Influência das Cidades - 2007

Com o lançamento desta publicação, o IBGE dá continuidade a sua tradicional linha de pesquisa sobre a rede urbana brasileira, cujo marco fundamental remete ao estudo Divisão do Brasil em regiões funcionais urbanas, realizado, em 1966, através de pesquisa de campo, com o objetivo de conhecer os relacionamentos entre as cidades brasileiras com base na análise dos fluxos de bens e serviços.

Visando retratar o novo quadro dessa rede e permitir comparações intertemporais, novos levantamentos foram efetuados, também via pesquisa de campo, em 1978 e 1993. Destes, resultaram os estudos Regiões de influência das cidades que, aliados à versão pioneira, trouxeram importantes contribuições para a compreensão das diferentes formas de organização espacial da sociedade ao longo do tempo.

Na atualização realizada em 2007, objeto desta publicação, buscou-se definir a hierarquia dos centros urbanos e delimitar as regiões de influência a eles associadas a partir dos aspectos de gestão federal e empresarial e da dotação de equipamentos e serviços, de modo a identificar os pontos do território a partir dos quais são emitidas decisões e é exercido o comando em uma rede de cidades. Para tal, foram utilizados dados de pesquisa específica e, secundariamente, dados de outros levantamentos também efetuados pelo IBGE, bem como registros provenientes de órgãos públicos e de empresas privadas.

A publicação está estruturada em três partes. A primeira apresenta os resultados da pesquisa, traz algumas considerações sobre as relações que se estabelecem entre os centos, e destaca as principais alterações na rede urbana brasileira atual face aos resultados obtidos nos estudos anteriores. A segunda parte discorre sobre os aspectos metodológicos e esclarece as diferenças conceituais que caracterizam cada um dos estudos desenvolvidos nessas quatro décadas. A última parte contém os resultados das classificações intermediárias adotadas na construção do atual quadro da rede urbana do País e oferece uma visão geral dos fluxos relatados nos questionários da pesquisa. Os mapas que retratam as ligações empresariais dos centros de mais alto nível estão apresentados sob a forma de Apêndice. O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, a matriz construída a partir dos dados coletados no questionário, cuja diversidade e riqueza de informações propiciam variadas análises aos interessados no tema.