Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Demografia das Empresas

Demografia das Empresas 2006

       Esta publicação analisa alguns aspectos da dinâmica demográfica do segmento formal das empresas brasileiras, em particular, a criação e a extinção dessas entidades, com base nas informações do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE,  do IBGE, referente ao ano de 2006, em continuidade ao estudo efetuado para o ano de 2005.

      O estudo ora apresentado traça, inicialmente, um panorama geral das entidades empresariais em 2006, abarcando informações sobre seu contingente, número de pessoas ocupadas e assalariadas, salários pagos e outras remunerações e salário médio mensal,  segundo porte definido pelo  número de pessoas ocupadas. Discorre, a seguir, sobre os indicadores de entrada, de saída e de sobrevivência das empresas no mercado, segundo porte e atividade econômica de atuação, no período de 2000 a 2006, comparando-os com estatísticas internacionais oriundas da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD).   Análise específica também é efetuada para as empresas com pessoas assalariadas, com o objetivo de mensurar seus movimentos de entrada, saída e sobrevivência no mercado, e seu impacto sobre a geração de postos de trabalho assalariados formais e de salários, retirando-se, dessa forma, o efeito das empresas sem pessoas assalariadas sobre as taxas demográficas observadas. Taxas de entrada e de saída de unidades locais e seus impactos sobre o pessoal assalariado, obtidos a partir das informações das unidades locais das empresas com pessoas assalariadas, e indicadores de densidade da criação das unidades locais, também para o período de 2000 a 2006, são apresentados para Grandes Regiões e Unidades da Federação. As informações estão organizadas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0.

      A publicação disponibiliza, ainda, os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do estudo e um glossário com os  termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados. Tabelas complementares, com dados absolutos para o ano de 2006, encontram-se sob a forma de anexo, permitindo aos usuários dessas informações efetuar outras análises de seu interesse.

      O conjunto desses resultados está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação, também para o período de 2000 a 2006, e no portal do IBGE na Internet.

Publicação complementar: